• Diferencial EJ

Você sabe o real Conceito de Manutenção?


Hoje falaremos sobre Manutenção.


Certamente você já ouviu falar em manutenção, mas você conhece o Conceito de Manutenção?


O Conceito de Manutenção pode ser definido segundo a NBR 5462 – 1994 como a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.


Muitas empresas e pessoas costumam chamar o ato de fazer reparo em um equipamento como manutenção, porém isso é errado. Pois, como vimos acima a manutenção consiste em uma combinação de ações técnicas, o simples ato de reparar sem a presença de demais ações que visam evitar as falhas, não pode ser chamado de manutenção.


A manutenção dos equipamentos pode incluir atividades relacionadas com o tratamento de falhas (detecção, reparo, investigação das causas fundamentais e estabelecimento de contra medidas para sua reincidência). Contudo, estas devem ser atividades esporádicas e não podem se transformar no meio de vida das equipes de manutenção. Tratar falhas só é um bom negócio para empresas que vivem de assistência técnica.


Alguns termos e siglas merecem atenção dentro do conceito de manutenção, são eles:


  • OS: Ordem de Serviço;

  • DF: Disponibilidade Física (Capacidade/tempo que a máquina está disponível para produzir);

  • IF: Indisponibilidade Física (Tempo que o equipamento fica parado);

  • Confiabilidade: Grau de confiabilidade que o equipamento possui para estar desempenhando sua função requerida;

  • Mantenabilidade: Capacidade da equipe de manutenção de voltar o equipamento para desempenhar sua função requerida.


Vale ressaltar que as atividades de manutenção devem ser empregadas em um sentido mais amplo, dessa forma também devem envolver a modificação das condições originais do equipamento através da introdução de melhorias para evitar a ocorrência ou reincidência de falhas, reduzir o custo e aumentar a produtividade.


Diante disso as atividades de manutenção dentro de uma empresa podem ser dividas em:


  • Atividades de Manutenção: Ações tomadas no dia-a-dia para prevenir ou corrigir eventuais anomalias. Exemplos: simples lubrificação, reparo da falha, etc.

Aqui é recomendado o uso da Gestão à vista, pois dessa forma toda a equipe de manutenção consegue visualizar o que vem sendo feito e o que falta fazer.

Vale ressaltar também que qualquer um da equipe de manutenção pode desempenhar as atividades de manutenção.

  • Atividades de Melhoria: Visam melhorar suas condições originais de operação, desempenho e confiabilidade intrínseca, através da incorporação de modificações ou alterações no seu projeto ou configuração original.

Aqui, nem todo funcionário da manutenção pode desempenhar essa atividade.


Se interessou? Quer Saber mais? Entre em contato conosco e agende um bate papo sem compromisso para estar conhecendo melhor nossos serviços.


Podemos estar ajudando a sua empresa a corrigir as paradas inesperadas dos seus equipamentos com a implementação de um plano de manutenção e melhorias, com a finalidade de reduzir custos com reparos e aumento de produtividade.