• Diferencial EJ

Projetos Mecânicos

A busca de uma maior produtividade e otimização da produção a fim de diminuir o tempo de fabricação e aumentar a qualidade dos produtos são necessidades comuns de empresas hoje em dia.


Sempre que pensamos em projetar um novo objeto ou implantar uma invenção no mercado, precisamos ter em mente as diversas formas de representar as nossas ideias. Estas representações podem ser feitas através de um projeto mecânico.


Projeto mecânico é uma das áreas de atuação mais amplas da Engenharia Mecânica. A DIFERENCIAL E.J. está aqui para auxiliar na criação de novos produtos e no desenvolvimento de adaptações, visando solucionar problemas mecânicos através da utilização dos principais softwares de engenharia representados com desenhos técnicos e com a modelagem e detalhamento 3D e 2D.


Dentre os softwares mais utilizados, estão:

AutoCAD: AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).


Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria.


SolidWorks: O SolidWorks é um software de CAD 3D (Computer-Aided Design) desenvolvido inicialmente pela SolidWorks Corporation que funciona no sistema operativo Windows. A empresa iniciou a sua atividade nos EUA em 1993 e o primeiro produto surgiu em novembro de 1995. Em 1997 foi adquirida pela multinacional francesa Dassault Systèmes S.A.

O SolidWorks baseia-se em computação paramétrica, criando formas tridimensionais a partir de operações geométricas elementares. No ambiente do programa, a criação de um sólido ou superfície tipicamente começa com a definição de um sketch 2D que depois é transformado através de uma operação num modelo tridimensional. O SolidWorks dispõe de um amplo leque de funcionalidades, incluindo funções específicas para chapa metálica, construção soldada e moldes.


É importante destacar que o desenvolvimento de projetos mecânicos deve seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), visto que a representação do equipamento deve ser mais próxima da realidade, com o intuito de que, ao confeccionar o produto, não haja falhas ou acidentes devido à má interpretação de seu desenho.


De maneira geral, o desenvolvimento de projetos mecânicos tem como função ser um molde digital, e nós da DIFERENCIAL E.J. buscamos manter a confiabilidade e confeccionar adequadamente equipamentos e peças à fabricação do produto.