• Diferencial EJ

NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO

Hoje iremos falar de um serviço prestado pela DIFERENCIAL E.J., as Normas Regulamentadoras


O que é?

As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao capitulo V da CLT, que tem como objetivo garantir trabalho seguro, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

Aborda também as obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores em Saúde, Segurança e Meio ambiente.


Como pode ajudar seu estabelecimento?


Como todos os espaços laborais, sejam eles públicos ou privados, que tenham empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem seguir as NRs, deve-se fazer uma análise para entender quais NR se aplicam ao seu estabelecimento, para preparar um planejamento de procedimentos, ações práticas, para aplicação delas.

E como principal benefício temos o bem estar de seus colaboradores e segurança de suas rotinas operacionais.



Conheça algumas Normas Regulamentadoras

Entenda como elas funcionam e quais afetam sua área de atuação:


NR 05 CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, constituída por empregados e representantes do empregador. E para saber o dimensionamento ( número de colaboradores que serão parte da CIPA), são considerados três fatores: qual a atividade da empresa, qual o setor econômico, e quantos funcionários essa empresa possui.

Sendo o objetivo maior ser uma forma de engajar os colaboradores a cumprir as normas de segurança e conscientização a minimizar os acidentes de trabalho.



NR 09 PPRA: É um documento obrigatório a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados regidos pela CLT.

E visa à prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.



NR 12 Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: Dita critérios para garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador durante a fabricação, comercialização, importação, exposição e utilização de equipamentos aos quais os trabalhadores terão contato direto. E indica as principais medidas para auxílio da prevenção de acidentes e doenças do trabalho causados por uso de máquinas e equipamentos.



NR 23 Proteção contra incêndios: Determina que todos os empregadores têm a obrigação de adotar medidas que previnam incêndios, de acordo com a legislação do seu estado e as normas aplicáveis.

Destaca as medidas de proteção contra incêndios que podem ser adotadas visando á prevenção da saúde e integridade física dos trabalhadores e os bens patrimoniais.



E caso tenha alguma dúvida sobre o assunto e busca algo mais personalizado e direcionado para o seu negócio, a Diferencial EJ pode te ajudar. Contamos com serviços exclusivos para suas necessidades que podem ser consultados na cartilha dos nossos serviços.

Para mais informações, entre em contato conosco.