• Diferencial EJ

Melhoria dos Equipamentos


A melhoria dos equipamentos é um método muito importante de manutenção e possui como fundamento a filosofia japonesa Kaizen, que significa "mudar para melhorar". Esse ideal foi muito difundido nas indústrias japonesas, pós Segunda Guerra Mundial, na década de 50, na qual, a economia do país passava por sérias dificuldades devido aos custos e perdas da guerra. Em suma, o ideal tinha como objetivo aumentar a produtividade da indústria local, com o menor custo possível.


Pode-se dizer que a metodologia Kaizen foi a base de sistemas de produção de sucesso como o Toyotismo, mas sobre esse assunto falaremos mais afundo em breve. Voltando a manutenção, o método baseia-se em melhorar equipamentos gradativa e continuamente para além de suas especificações originais, de forma que não haja interrupções bruscas na produção e garanta um bom desempenho de trabalho.


Ou seja, o grande diferencial desse tipo de manutenção é a busca em descobrir como e porque o equipamento falhou e não apenas se contentar em trocar peças e esquecer o problema passado, uma prática muito comum nas indústrias brasileiras. Logo, o sistema precisa ser sempre melhorado, mesmo que necessite de mudar seu projeto, seus padrões de operação e manutenção.


Em paralelo, mesmo sendo de suma importância um bom desempenho na produção, é preciso que a manutenção praticada seja viável e rentável a empresa. Com isso, deve-se sempre zelar por baixar o custo de manutenção, reduzir o estoque de peças de reposição e/ou reduzir o tempo de manutenção, dentre outras métricas.


Como está a produtividade e a manutenção de sua empresa? A Diferencial EJ presta consultoria em Gestão da Manutenção. Para mais informações, entre em contato conosco!


Crédito: Gerenciamento da Manutenção Produtiva - Harilaus G. Xenos.