• Diferencial EJ

Manutenção Preventiva


O assunto de hoje é Manutenção Preventiva.


Esse tipo de manutenção é aquela feita a fim de prevenir degradação, ou ocorrência de falhas em um sistema ou item.


Tais falhas podem ser de muito impacto negativo, visto que uma pausa não-prevista na produção pode acarretar em grandes prejuízos. Além de poder gerar um produto sem a qualidade costumeira, ou até mesmo um acidente no ambiente de trabalho.


E isso não é nada bom para empresas, seja de qualquer porte.


Então a manutenção preventiva é vital, em vários sentidos. E tem como fundamento agir com antecedência, bloqueando causas potenciais de falhas em equipamentos, por exemplo.


Algumas tarefas rotineiras como limpeza, lubrificação e inspeção, podem ter um custo menor comparado à uma parada não-programada para a troca de algum componente danificado na máquina.


Todo componente tem sua vida útil, então é normal que certas falhas apareçam com mais frequência depois que essa vida útil seja ultrapassada.


Por isso, a troca programada de uma peça pode ser mais vantajosa, em termos financeiros e de produtividade, do que comprometer toda a sua produção.


Caso não haja uma manutenção preventiva bem executada, essas falhas podem aparecer a qualquer momento. Ou seja, às vezes o responsável pela manutenção pode ser acionado no conforto de casa, a qualquer momento do dia para resolver o problema.


Nos dias de hoje, uma falha dessas na empresa é levada muito em consideração, já que a segurança do trabalhador deve sempre ser uma prioridade.


.


Gostou do nosso conteúdo? Saiba mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!