• Diferencial EJ

Manutenção de bombas hidráulicas


Hoje vamos falar sobre a manutenção de bombas hidráulicas e o impacto direto dela na indústria.


Primeiramente, qual é a importância das bombas hidráulicas?


As bombas são capazes de realizar a transferência de fluidos, o que é essencial para manter a produtividade das indústrias. Ou seja, é importante garantir o bom funcionamento dos mecanismos, o que inclui também obter uma rigorosa manutenção de bombas.

Com isso em dia, é possível que os processos industriais não parem, não sofram atrasos e nem tenham os seus produtos afetados.


As bombas são de suma importância para setores da indústria como o plástico, cosméticos, alimentos e outros. Em suma, é aplicado para abastecimento de água, gasolina (e outros combustíveis); sistemas de refrigeração; movimentação de produtos químicos, entre outros.


Contudo, é preciso ter atenção quanto à manutenção correta e a qualidade da sua produtividade, pois um pane em uma bomba industrial, pode acarretar prejuízos severos a empresa. Logo, é necessário manter sempre a manutenção em dia.


Como realizar a manutenção de bombas?


Como foi falado em publicações anteriores, temos:

· Manutenção preventiva: Prevenção de reparações com avaliações, ajustes limpezas, identificação de mal funcionamento e outros;

· Manutenção preditiva: analisa o comportamento das bombas, prevendo eventuais problemas;

· Manutenção corretiva: Quando houve problema e paralisações nos equipamentos, realizando apuração e solução da causa.

E aí, você saberia dizer alguma aplicação no dia-a-dia de bombas hidráulicas, ou alguma vez que uma bomba falhou e deixou alguém na mão?

A DIFERENCIAL E.J. presta serviço de consultoria em Gestão da Manutenção, entre em contato conosco para mais detalhes!