• Diferencial EJ

Gestão de Manutenção

Vocês já ouviram falar que prevenir é melhor que remediar? A grande quantidade de manutenção no maquinário e frotas é um problema recorrente em algumas empresas. Para resolver esses problemas, existe a manutenção preventiva que tem os objetivos de: reduzir os riscos de quebra, envelhecimento e degeneração dos equipamentos, programar a conservação das peças. Dessa forma, a Gestão de Manutenção é a área especializada em garantir o perfeito estado dos seus ativos, por meio da manutenção preventiva e preditiva.


A Gestão de Manutenção é o carro chefe da DIFERENCIAL E.J., com vários projetos em execução e rumo ao sucesso. Aplicando esse serviço na sua empresa você terá maior controle dentro da sua linha de produção, e nós estamos dispostos a ajuda-lo. As planilhas automatizadas facilitarão a dinâmica do trabalho e agilizarão o processo.


Por que fazer uma gestão de manutenção?  


Empresas que não empregam uma gestão manutenção eficiente estão fadadas ao fracasso, causando atrasos na entrega, aumentando os custos de fabricação, os riscos de acidentes, queda nos lucros, além da perda de clientes e contatos.


Por isso, é importante que uma empresa implemente uma boa gestão da manutenção e uma cultura de mudanças onde os colaboradores não ficam conformados com problemas e sempre buscam a melhoria contínua, tornando o processo mais produtivo e eficiente.


Tipos de manutenção:


• Manutenção Corretiva  


A manutenção corretiva é de longe a mais conhecida delas, ela acontece devido a alguma falha no equipamento, e assim a manutenção deve ser realizada para que o equipamento volte a funcionar.  


Manutenção Preventiva  


Manutenção preventiva é aquela que ocorre em períodos determinados anteriormente, com a finalidade de evitar futuras falhas inesperadas, evitando ao máximo a manutenção corretiva. A manutenção preventiva caracteriza-se também pelo monitoramento de desgaste do equipamento, fazendo assim uma previsão para a troca de peças. Geralmente ela é feita de acordo com dados fornecidos pelo fabricante.  


• Manutenção Preditiva  


A manutenção preditiva tem a finalidade de detectar problemas futuros por meio de equipamentos que fazem medições como temperatura, vibração, pressão, entre outros. Dessa maneira, a manutenção preditiva faz uma varredura no equipamento e assim faz um levantamento do estado do equipamento, podendo prever pontualmente onde e quando o problema ocorrerá e atuar para que o problema não aconteça. Como indústria 4.0 se caracteriza pela integração de todos os processos, podemos ter uma manutenção preditiva muito eficiente, através da integração de sensores à rede de monitoramento da empresa, e com isso podemos ver se o equipamento está operando bem por meio de seus parâmetros.  


• Manutenção planejada  


Foca em evitar que a máquina deixe de operar por problemas imprevistos decorrentes no processo, tendo como base o planejamento das manutenções preditiva, preventiva.